Concurso das Sete maravilhas do Mundo Bíblico



Nos próximos post´s estaremos apresentando doze cidades citadas na Bíblia Sagrada que destacaram-se por suas infra-estruturas, construções e história. Destas doze cidades, com seu voto, estaremos selecionando sete, que farão parte do grupo das "Sete Maravilhas do Mundo Bíblico". Como não há condições de fazermos uma enquete com doze opções o voto será computado com seu comentário, portanto, basta apenas dizer apenas pra quem vai o seu voto.

Abaixo segue as primeiras candidatas com seus destaques:

1) Atenas

Citada na Bíblia apenas quatro vezes, Atenas, capital da Grécia, e da antiga Ática, é destacada nos registros sagrados como palco das pregações da Palavra de Deus pelo apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária, nesta ocasião Paulo prega aos epicureus e aos estóicos apresentando o Deus criador de todas as coisas (At 17.17-23).

Atenas célebre como centro da ciência, da literatura e das artes do mundo antigo, atraia inúmeros estudantes de todas as regiões.

Em toda a cidade haviam cerca de três mil estátuas e altares. Neste panteão de deuses destaca-se o templo contruído em devoção a deusa Atenas, o Paternon. Construído no século V a.C. é o mais famoso dos templos construídos na Acropole grega.

2) Éfeso

A cidade mais importante da costa ocidental da Ásia Menor, cuja origem remonta ao século XII a.C.. É a um só tempo o porto mais importante do Mar Egeu, a capital da Ásia proconsular e o entrocamento de duas estradas importantes (Leste-Oeste e Norte-Sul) da grande península ao tempo dos romanos. Seu magnífico templo consagrado a deusa Diana, levou 120 anos para ser construído. Paulo reconhecendo a importância estratégica de Éfeso, ficou ali dois anos e três meses (At 19.8-10) entre os anos 54 e 57 d.C., realizando o seu maior trabalho missionário.

Nesta cidade foi construída o colossal templo consagrado a Deusa Diana (Ártemis), obra esta que foi concluída após 120 anos do seu início, ficando conhecida como uma das sete maravilhas do mundo antigo.


6 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá Éber parabéns pelo blog, muito bom e extremamente importante para o conhecimento bíblico.
Abraços e Paz do senhor!!!
gqlgeracaoquelamba.blogspot.com

Unknown disse...

Muito legal essa campanha, estamos esperando os demais candidatos... E obrigado pela comentário no Blog Teologia Pentecostal.
Em relação ao dilúvio, foi muito bom você colocar as duas posições, em um verdadeiro debate. Sou da opinião de um dilúvio universal.

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Geografia Bíblica disse...

Victor,
desculpe a demora em responder-lhe, sinceramente passei desapercebido, somente ontém observei que havia os comentários... enfim, fico feliz que este blog poderá ser útil para você.

Um abraço

sds em Cristo,

Eber

Geografia Bíblica disse...

Gutierrez,

no ano em que foram escolhidas as Sete Maravilhas do Mundo pensei em fazer as do Mundo Bíblico, e você já tem alguma sugestão de voto?

Quanto ao dilúvio foi interessante o debate, é importante tratarmos de assuntos como estes para enriquecermos o nosso conhecimento.

Sds
Eber

Anónimo disse...

adorei seu post!!!!
que deus continue lhe abençoando!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anónimo disse...

Muito interesante seu post!! q Deus abençõe sua vida!!!!!!!
Abs!
Faculdade Teológica